Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
UHMANN, Rosangela Ines Matos and ZANON, Lenir Basso. DIVERSIFICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO DE CIÊNCIAS NA RECONSTRUÇÃO DIALÓGICA DA AÇÃO/REFLEXÃO DOCENTE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2013, vol.15, n.3, pp.163-179. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172013150310.
Este artigo analisa diferentes estratégias de ensino desenvolvidas para significar o conteúdo/conceito 'energia' por meio de atividades sobre pilhas, baterias e combustíveis no 3º ano do Ensino Médio, numa escola estadual, com foco nas interações com relações de diálogo e questionamento reconstrutivo de saberes/práticas socioambientais. O estudo foi mediado pela professora de física e química, durante aulas num bimestre letivo. Trata-se de um recorte de uma pesquisa qualitativa que contemplou quatro cenários interpretativos de estratégias de ensino desenvolvidas em contextos intra e extraescolares. Atividades teórico/ práticas com instigações dialógicas em pesquisas direcionadas são analisadas na mediação e reconstrução do conhecimento escolar, numa postura crítica e reflexiva perante problemas socioambientais em contextos da vida que necessitam ser pedagogicamente ressignificados na sociedade contemporânea.
Keywords : Ensino de Ciências; Educação Ambiental; Significação Conceitual..