Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
PANIAGO, Rosenilde Nogueira; ROCHA, Simone Albuquerque da and PANIAGO, Josenilde Nogueira. A PESQUISA COMO POSSIBILIDADE DE RESSIGNIFICAÇÃO DAS PRÁTICAS DE ENSINO NA ESCOLA NO/DO CAMPO. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.1, pp.171-188. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172014160111.
Este trabalho trata de investigação realizada em uma escola do campo, em Mato Grosso, com professores e alunos da Educação Básica, e objetivou analisar a possibilidade da ressignificação da prática de ensino de Ciências e de Matemática, utilizando a pesquisa no coletivo escolar como ferramenta pedagógica. A investigação realizada a partir da abordagem qualitativa, tendo a observação participante, o diário de campo e entrevistas como instrumentos, apontou a formação do professor para a pesquisa como possibilidade significativa para a problematização, intervenção, transformação das questões socioambientais, contradições sociais da vida do campo e ressignificação das práticas de ensino.
Keywords : Ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática; Ensino Fundamental; Pesquisa; Educação no/do Campo..