SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue2Sustainable development in the perception of biology initial teacher educationThe argumentative structure and characteristics of arguments in Isaac Newton’s text about his “New Theory About Light and Colors” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, João Ricardo Neves da  and  CARVALHO, Lizete Maria Orquiza de. Aportes teóricos e metodológicos para a constituição de um grupo de planejamento conjunto com docentes da licenciatura em física. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2014, vol.16, n.2, pp.85-106. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-2117201416020A.

Apresenta-se, neste artigo, parte dos resultados de uma pesquisa que teve por intenção promover um espaço de interação comunicativa entre os docentes da licenciatura em Física a fim de que pudessem planejar suas disciplinas em conjunto. A partir das recomendações da Teoria da Ação Comunicativa, de Jürgen Habermas, foi possível traçar um cenário da crise de racionalidade na formação em licenciatura em Física no Brasil e, então, propor a criação de um Grupo de Planejamento Conjunto (GPC) com professores de disciplinas de cunho específico da Física e de ensino de Física para a discussão conjunta da relação entre suas disciplinas na concretização de um projeto de formação de futuros professores. Todas as reuniões desenvolvidas ao longo de um ano letivo nos dois GPC foram gravadas, transcritas e analisadas de acordo com um recurso metodológico de análise das interações intersubjetivas de influência habermasiana, desenvolvido especificamente para a pesquisa. As conclusões se relacionam às construções conjuntas empreendidas, aos contextos locais do GPC e à possibilidade de extensão desse grupo. As construções conjuntas empreendidas no grupo apontam para a defesa da formação de GPC nas licenciaturas em Física como formação do docente universitário que leciona essa disciplina.

Keywords : Grupos de Planejamento Conjunto; Docência Universitária; Licenciatura em Física; Teoria da Ação Comunicativa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )