SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19Science and mathematics education: the function of language in the classroom context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

SILVA, Patrícia Petitinga; OLIVEIRA, Andréia Maria Pereira de  and  SOUZA, Elizeu Clementino de. Parecia mesmo um grupo estrambótico: (re)negociações identitárias na participação em comunidades de prática. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2017, vol.19, pp.597-613. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172017190134.

Este trabalho tem como objetivo narrar a participação em práticas de comunidades diversas para analisar como identidades são (re)negociadas nesses contextos. Inicialmente, utilizando-se uma interpretação do construto comunidade de prática, proposto por Etienne Wenger, será analisado o capítulo “Uma corrida em comitê e uma história comprida”, do livro “Aventuras de Alice no País das Maravilhas”, de autoria de Lewis Carroll, com o propósito de produzir uma imagem ilustrativa desse construto que possa ser utilizada como uma lente que permita enxergar como identidades são (des)construídas ao participarmos em práticas sociais. Então, ao longo do estudo, histórias de vida entrecruzam-se com as de Alice, em um processo que busca tensionar a dicotomia entre literatura e ciência.

Keywords : Identidade; Comunidade de Prática; Ensino de Ciências.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )