SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21DICUMBA: A METHODOLOGICAL PROPOSAL OF TEACHING FROM THE CLASSROOM RESEARCHTHE CONSTRUCTION OF THE PROFILE OF A PIBID/CHEMISTRY GROUP USING THE MEMORIES AS AN INSTRUMENT OF DATA COLLECTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências

Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117

Abstract

NASCIMENTO, Luciana de Abreu  and  SASSERON, Lúcia Helena. A CONSTITUIÇÃO DE NORMAS E PRÁTICAS CULTURAIS NAS AULAS DE CIÊNCIAS: PROPOSIÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA FERRAMENTA DE ANÁLISE. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. (Belo Horizonte) [online]. 2019, vol.21, e10548.  Epub Apr 16, 2019. ISSN 1983-2117.  https://doi.org/10.1590/1983-21172019210104.

Atualmente, defende-se que os objetivos do ensino de ciências abranjam a participação dos estudantes nas dimensões conceitual, social, epistêmica e material do trabalho científico. Nesse contexto, emergem estudos sobre como normas e práticas das comunidades científicas podem ser promovidas na escola, criando a necessidade de ferramentas que possibilitem esse processo de análise. Neste trabalho, apresentamos uma ferramenta sustentada em referências que compreendem a construção do conhecimento como uma prática social e que auxilia na identificação de operações de professores e estudantes que evidenciam como normas e práticas científicas são partilhadas em aula. Em um exemplo de aplicação da ferramenta, buscamos apontar suas possibilidades de uso e seu potencial para relacionar normas e práticas.

Keywords : Ensino de Ciências; Normas Culturais; Práticas Culturais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )