Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
DAHMOUCHE, MÔNICA SANTOS; PIRES, ANDREA MAIA GONÇALVES and CAZELLI, SIBELE. O MUSEU CIÊNCIA E VIDA INVESTIGA SEU PÚBLICO: PROFESSORES. Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e13514. Epub May 22, 2020. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/1983-21172020210115.
Conhecer as expectativas e vivências dos professores que visitaram o Museu Ciência e Vida durante seus primeiros anos de atividades foi a principal motivação para a pesquisa desenvolvida, cujos achados são apresentados e discutidos neste artigo. Tendo Wagensberg e Melguizo como pano de fundo, contextualizado com auxílio da pesquisa de hábitos culturais dos moradores de Duque de Caxias, investigou-se a prática de visitação a museus do professor que esteve nesta instituição, considerando também os antecedentes da visita, a opinião do professor, bem como seu perfil demográfico e sociocultural. Problematizaram-se os desafios impostos por estas visitas a fim de otimizar a comunicação com esse segmento de público, tornando o Museu um espaço socialmente mais inclusivo. Os achados da pesquisa são motivadores e surpreendentes, visto que ficou evidente que os professores se sentem contemplados com as atividades educativas oferecidas pelo Museu Ciência e Vida.
Keywords : Museu de ciência; Expectativa; Professor.