Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências
Print version ISSN 1415-2150On-line version ISSN 1983-2117
Abstract
REJAN, DANIELA CRISTINA LOPES and ANDRADE, MARIANA APARECIDA BOLOGNA SOARES DE. A MEDIAÇÃO EDUCATIVA EM UMA ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA ANÁLISE SOB A PERSPECTIVA DE SALOMON E PERKINS (1998). Ens. Pesqui. Educ. Ciênc. [online]. 2020, vol.22, e16385. Epub Aug 26, 2020. ISSN 1983-2117. https://doi.org/10.1590/21172020210123.
A educação não formal é realizada fora da escola, em ambientes nos quais ocorrem ações educativas e onde a figura do mediador é importante no processo de aprendizagem. Ele é responsável, sob supervisão, pela elaboração das atividades, participando da construção de conhecimento. Entretanto, sabe-se que nestas atividades existem obstáculos para que a mediação aconteça. Baseado na perspectiva Vygotskyana de aprendizagem mediada e na proposta de mediação de Salomon e Perkins, o objetivo deste trabalho foi analisar aspectos da mediação de monitores de uma atividade não formal, como identificam seu papel e como a mediação ocorre. Para tanto, a pesquisa, de cunho qualitativo, foi realizada em duas etapas e utilizou dois instrumentos de coleta de dados: questionários eletrônicos e entrevistas semiestruturadas. Os resultados mostram que os mediadores estão longe da ideia de mediação e do seu papel, e que necessitam de formação específica para sua atuação.
Keywords : Educação não formal; Mediação; Mediadores.