Eccos Revista Científica
Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278
Abstract
ALMEIDA FILHO, Naomar de; BENINCA, Dirceu and COUTINHO, Denise. Universidade Popular e democratização de saberes: o caso da Universidade Federal do Sul da Bahia. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.42, pp.39-55. Epub June 06, 2017. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n42.6681.
Anísio Teixeira e Paulo Freire concebem a educação como instrumento de integração social, construção de equidade e emancipação sociopolítica, permitindo definir a universidade numa perspectiva popular. O conceito de Universidade Popular reserva à educação superior um papel central na promoção da integração social e na construção de projetos de desenvolvimento humano sustentável alternativos ao modelo neoliberal de desenvolvimento. O caso da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), a mais nova universidade pública brasileira, é apresentado no presente texto como uma proposta de Universidade Popular. Analisa-se tal modelo como opção de uma universidade descolonial, intercultural e emancipadora, tomando a educação superior como pressuposto para democratização do conhecimento, encontro de saberes, justiça cognitiva, equidade política e sustentabilidade socioambiental.
Keywords : Democratização dos saberes; Emancipação social; Interdisciplinaridade; Opção descolonial; Universidade Popular.