SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue44Visions of future in Freire and Dewey: Intercultural perspectives on the (post)colonial matrices of the AmericasMoodle-Mooc interactions: Present and future of e-learning and b-learning models in university contexts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

JESUS, Deise Cristina Carvalho de  and  TASSONI, Elvira Cristina Martins. Escritas de mim: narrativas e a autoformação docente. Eccos Rev. Cient. [online]. 2017, n.44, pp.225-240.  Epub June 20, 2019. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n44.7381.

Este artigo traz um recorte de pesquisa autobiográfica que investigou o processo reflexivo-formativo de uma das autoras, como movimento potencializador do desenvolvimento pessoal e profissional docente. A produção do material empírico foi feita por meio de rememorações das experiências vividas em um programa de formação em serviço para professores alfabetizadores, proposto pelo PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa) de língua portuguesa, no ano de 2013. A pesquisa reuniu um conjunto de materiais relacionados diretamente ao curso de formação em questão, mas, contou ainda com narrativas escritas que foram se constituindo em um potente recurso reflexivo e de tomada de consciência, resultando em um processo formativo orientado pelo compromisso com a aprendizagem dos alunos num ambiente de produção de conhecimento e de respeito mútuo.

Keywords : Formação de Professores; Pesquisa Autobiográfica; Planejamento Pedagógico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )