SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue51SOCIAL PEDAGOGY: EPISTEMOLOGY OF HOPE IN THE INSTITUTIONAL TERRITORYCHILDHOOD PEDAGOGY IN BRAZIL AND ITALY: THE CHILD IN INTERCULTURAL CONTEXTS HISTORICALLY MARKED BY RACISM author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PINTO, Marialva Moog  and  MONTANO, Fernando Rosas. MESTRADO EM EDUCAÇÃO: OS IMPACTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REGIÃO DA CHIQUITANIA - BOLÍVIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2019, n.51, e12378.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n51.12378.

O presente estudo tem como contexto o Curso de Mestrado em Educação realizado para professores da região rural da Chiquitania, na Bolívia. O objetivo principal é analisar os possíveis impactos da formação continuada de professores/alunos do Mestrado dessa região. O Curso propicia a formação de gestores e professores da educação, profissionais em diferentes etapas de ensino, na região. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho interpretativo que toma o contexto da Chiquitania como o locus da pesquisa. O instrumento utilizado foi o questionário de questões abertas e a análise dos dados coletados, foi a análise de conteúdo. A análise evidenciou os impactos que essa formação provocou nas concepções dos alunos envolvidos. Os dados analisados apresentam-se em categorias de análise, organizadas da seguinte maneira: no campo pessoal; no campo profissional e outros aspectos.

Keywords : Bolívia; Formação Continuada; Mestrado em Educação; Região da Chiquitania..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )