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Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

OLIVEIRA, Francisco Nilton Gomes de; ZORZI, Bruna de Pietro  and  PIOVESAN, Josiane Bertoldo. CONSIDERAÇÕES ACERCA DA REGULAÇÃO E SUPERVISÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.52, e10754.  Epub Jan 29, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n52.10754.

O objetivo deste artigo é analisar os processos avaliativos instituídos pelo Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), sob o olhar de gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) privadas brasileiras, de vários estados do país, que responderam a questionário fechado: reitores, diretores, pró-reitores, procuradores institucionais e coordenadores de curso. O artigo é oriundo de projeto de pesquisa que analisou processos de incorporação, fusão e aquisição na educação superior do país. Implantado em 2004, o Sistema é formado por três componentes principais de avaliação: instituições, cursos e desempenho dos estudantes. A coleta de dados ocorreu no período de agosto/2017 a março/2018. As análises evidenciam as inquietudes desses gestores, derivadas da não concordância com o modelo de avaliação da educação superior aplicado pelo Ministério da Educação (MEC). Conclui-se que o SINAES é um instrumento meramente técnico e fácil de ser burlado na incessante busca de um conceito satisfatório à IES e ao curso de graduação. Por fim, questiona-se a necessidade de as autoridades públicas responsáveis pela avaliação do sistema federal de educação superior apresentarem à sociedade brasileira os desafios postos ao setor no Brasil contemporâneo.

Keywords : Avaliação; Educação superior; Regulação; Supervisão..

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