SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue53ECOSOPHY AS AN AESTHETIC PARADIGM: TO FACE THE SEA OF MUDWHAT THE EYES AND THE HEART SEE AND FEEL: THREE MEETINGS WITH ART AND MATHEMATICAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SCHWEIG, Graziele Ramos; SENA, Caio Morais  and  RIGHI, Isabela Froes. EXPERIMENTAÇÕES COM DESENHO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: REFLEXÕES A PARTIR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.53, e16679.  Epub Jan 31, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n53.16679.

Após décadas de pesquisa e ensino majoritariamente restritos ao espaço universitário, as Ciências Sociais passaram a participar do cotidiano da educação básica por meio da disciplina de Sociologia no Ensino Médio, a qual foi reintroduzida nos currículos escolares em 2008. Esse caráter recente das Ciências Sociais na escola desafia à criação de outros modos de diálogo com os sujeitos desse espaço, problematizando dicotomias e instigando o alargamento das potencialidades dos fazeres das Ciências Sociais para além do âmbito acadêmico. No presente artigo, acompanhamos o processo de elaboração e circulação de um dispositivo pedagógico que, ao lançar mão do desenho, deixou-se contaminar pelos modos artísticos de pensar e produzir conhecimento, permitindo ampliar os sentidos de “ciência” e “senso comum”, categorias recorrentes na prática docente e na formação de professores de Sociologia. Ao dar visibilidade à dimensão sensível do processo de conhecer, o dispositivo criado mostrou-se potente na educação da atenção ao plano das forças, para além de formas prontas e reificadas, contribuindo, assim, para problematizar modos representacionais ou recognitivos de conhecer.

Keywords : Arte; Desenho; Ensino-aprendizagem; Ensino de sociologia; Formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )