Eccos Revista Científica
Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278
Abstract
SILVA, Carlos Augusto Silva e and BRITO, Maria dos Remédios de. ART(E)BIOLOGIA NA NATUREZA E OUTRAS MANEIRAS DE PENSAR A EDUCAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2020, n.54, e17751. Epub Feb 03, 2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n54.17751.
O texto provoca um entre art(e)biologia na tentativa de atritar a ciência como um modo de conhecimento fincado em normas específicas, assim como na educação, com o intuito de pensar em conjunto, entre. Para a produção da pesquisa utilizou-se ligações por entre imagens, escritas e experimentações performáticas do corpo na natureza, percurso este que instiga um biólogo que também está como artista, professor, aluno, pesquisador, entre outros, que atravessa sua(s) vida(s) e se envereda por entre cachoeiras e cavernas. O esforço teórico percorreu por inspirações da filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari e por artistas e biólogos da educação e do ensino de ciências que vagueiam e pensam em meio a estas conexões. Para efeitos didáticos, o corpo textual foi organizado em aberturas, além de introduzir a problemática em questão, que são, no entanto, transponíveis e de livre deslocamento entre elas a descrição, o percurso metodológico utilizado para a produção das imagens na natureza. Em sequência, as experimentações que produziram, além das imagens, uma escrita sensível e conceitual a partir das inspirações no percurso da investigação em questão. Por fim, ousamos argumentar, a partir das experimentações em criação, sobre uma educação alegre que faça a biologia sorrir a partir da arte sem a necessidade de substituir saberes, mas, quem sabe, compor junto por uma art(e)biologia que possibilite biólogos, artistas, professores, alunos e pesquisadores rirem na educação.
Keywords : Ciências; Educação; Arte; Filosofia da diferença..