SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56NEOLIBERALISM IN QUESTION: INFLUENCES IN THE BRAZILIAN EDUCATIONAL FIELD AND IN THE PRODUCTION OF KNOWLEDGEBUILDING EVALUATION INDICATORS AT SCHOOL: PARTICIPATION OF STATE EMPLOYEES IN DECISION-MAKING PROCESS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

OLIVEIRA, Mariana Carreira  and  RAMOS, Daniela Karine. JOGOS COGNITIVOS NA ESCOLA: PERCEPÇÃO DAS CRIANÇAS SOBRE O APRIMORAMENTO DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e11199.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11199.

Este estudo visa identificar quais são as possibilidades oferecidas pelo uso dos jogos, analógicos e digitais, para o exercício das funções executivas e, consequentemente, melhoraria das condições para a aprendizagem escolar na percepção das crianças. Para tanto, analisa-se uma experiência realizada em uma escola pública com uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de um projeto que propunha o uso dos jogos cognitivos analógicos, como jogos de tabuleiro e desafio, e digitais, com o uso do aplicativo Escola do Cérebro para exercitar habilidades cognitivas importantes à aprendizagem. Utilizando a abordagem qualitativa os dados foram coletados através de observações participativas durante a aplicação dos jogos, análise dessas observações, questionários aplicados e entrevistas realizadas com as crianças ao longo do projeto. As categorias descritivas utilizadas para que a análise e interpretações foram jogos, motivação e aprendizagem. Os resultados apontam que trabalhar com jogos torna o processo de aprendizagem prazeroso e atrativo para as crianças. Também indicam contribuições positivas em relação a aprendizagem de habilidades cognitivas e ao desenvolvimento de habilidades relacionadas as funções executivas.

Keywords : Aprendizagem; Escola; Jogos; Processo cognitivo..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )