SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56COGNITIVE GAMES AT SCHOOL: CHILDREN'S PERCEPTION OF IMPROVEMENT OF EXECUTIVE FUNCTIONSTHE CHILDREN'S PLAYING IN THE SCHOOL IN FULL TIME: TENSIONS BETWEEN THE TERRITORIAL BORDERS AND CHILDREN'S CULTURES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ALMEIDA, Júlio Gomes de  and  BUENO, Cristiane Ferreira Passos. A CONSTRUÇÃO DE INDICADORES DE QUALIDADE NA ESCOLA: PARTICIPAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS NA TOMADA DE DECISÕES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e8511.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.8511.

Este artigo discute dados de uma pesquisa realizada com funcionários de uma escola da rede pública municipal como parte de uma pesquisa mais ampla que ouviu todos os segmentos da comunidade escolar sobre avaliação educacional. A referida pesquisa1 realizou-se no período de 2013-2015 mediante parceria entre a escola e o Programa de Mestrado em Educação de uma universidade da cidade de São Paulo e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Neste recorte, discute-se a percepção dos funcionários sobre qualidade da educação e o que eles consideram importante ser avaliado na escola. Os dados revelam que os funcionários constituem um segmento tradicionalmente excluído das questões pedagógicas, porém são os que apresentam as ideias mais coesas, mesmo em questões dessa natureza. Indicam, por isso, tratar-se de um segmento cuja contribuição para a melhoria da qualidade da educação escolar não pode ser descartada.

Keywords : Educação; Formação; Funcionários; Participação; Qualidade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )