SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56BUILDING EVALUATION INDICATORS AT SCHOOL: PARTICIPATION OF STATE EMPLOYEES IN DECISION-MAKING PROCESSTHE DIGITAL MEDIA IN THE PRE-SCHOOL: AN ANALYSIS FROM THE COMMON NATIONAL CURRICULAR BASE (BNCC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FERREIRA, Alessandra Amaral  and  SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de. O BRINCAR DAS CRIANÇAS NA ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL: TENSÕES ENTRE AS FRONTEIRAS TERRITORIAIS E AS CULTURAS INFANTIS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e11234.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.11234.

O artigo se sustenta na defesa da educação integral em tempo integral na Educação Infantil e visa contribuir para ampliar o debate nesse campo, ao tomar como objeto o brincar das crianças de 5 anos, em uma escola municipal, na qual elas permanecem 8 horas diárias. Como questão norteadora, indaga-se sobre as configurações do brincar dessas crianças na Escola em Tempo Integral. O referencial teórico estabelece um diálogo com autores da Sociologia da Infância que reconhecem a centralidade do brincar como constitutivo das culturas infantis, e autores do campo da Geografia que tematizam território e territorialidade. Participam do estudo 22 crianças e, para capturar as configurações do brincar, foram utilizados para a coleta dos dados: observação do cotidiano da escola, análise de documentos e rodas de conversa com as crianças. A análise coloca em evidência as tensões entre as culturas infantis e as fronteiras territoriais que buscam conformar o brincar das crianças na Escola em Tempo Integral (ETI). Os resultados indicam a forma escolar presente nas configurações do brincar e os escapes propiciados pelas práticas do brincar na imbricação território/territorialidade. As conclusões permitem refletir sobre a necessidade de reconhecimento, no tempo integral, de que o brincar é parte da cultura infantil, tem centralidade na infância e, portanto, é um direito das crianças.

Keywords : Brincar; Educação infantil; Tempo integral..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )