SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue56MAKE-BELIEVE ACTIVITIES: A CREATIVE RE-ELABORATION OF THE CHILD REGARDING WORK RELATIONSHIPSLEARNING IN NON-FORMAL SPACES AND FEMALE EMPOWERMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

GIRAO, Fernanda Michelle Pereira  and  BRANDAO, Ana Carolina Perrusi. A CRIANÇA COMO SUJEITO DE DIREITOS NO PENSAMENTO DE BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS: DIÁLOGOS COM A SOCIOLOGIA DA INFÂNCIA E IMPLICAÇÕES PARA A PESQUISA EM EDUCAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.56, e13475.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n56.13475.

O artigo reflete sobre alguns pilares do pensamento de Boaventura de Sousa Santos tecendo conexões com os Estudos da Criança, sobretudo, no que se refere à Sociologia da Infância em sua vertente crítica. Dessa forma, retomamos conceitos elaborados pelo autor, tais como, a crítica à ciência moderna e a sociologia das emergências, dialogando principalmente com o quadro teórico proposto por Sarmento (2004; 2018). No artigo discutimos ainda a concepção de criança como sujeito de direitos e suas implicações para a pesquisa com foco na educação da primeira infância. Por fim, considerando a natureza argumentativa da cadeia de conceitos desenvolvida por Boaventura, que dá espaço ao contraditório e ao enfrentamento da hegemonia de discursos já formulados sobre a infância, sugerimos alguns alinhamentos entre a necessidade de repensar esse segmento geracional e a efetivação das condições para a sua emancipação social. Nessa direção, propomos a superação da visão universalista não apenas em relação à criança, como já tem sido indicado pela Sociologia da Infância crítica, mas também em relação à escola, dando visibilidade a experiências alternativas nesse espaço. Concluímos que o olhar descentralizado sobre a infância em diferentes contextos institucionais, incluindo ambientes escolares com outras formas de organização do tempo e do espaço, com outras lógicas na implementação de seus projetos políticos pedagógicos, pode nos oferecer novos subsídios para a construção de uma Pedagogia da Infância que, no Brasil, constitui um campo de pesquisa emergente.

Keywords : Infância; Pesquisa em Educação Infantil; Sociologia da Infância..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )