SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57RELIGION AND SCHOOL EDUCATION IN THE COLONIZATION OF THE WEST OF PARANÁ: THE CASE OF THE IMPLEMENTATION OF INCOMAR VINCENTIAN HIGH SCHOOL, FROM TOLEDO (1948 - 1965) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Eccos Rev. Cient.  no.57 São Paulo Apr./June 2021  Epub Feb 05, 2024

https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20284 

Apresentação

100 ANOS DE EDGAR MORIN

Antonio Joaquim Severino1 
http://orcid.org/0000-0002-7922-9021

Cleide Rita Silvério de Almeida2 
http://orcid.org/0000-0003-1135-9855

Elaine Teresinha Dal Mas Dias3 
http://orcid.org/0000-0002-4383-5847

1Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

2Universidade Nove de Julho (UNINOVE)

3Universidade Nove de Julho (UNINOVE)


Unindo-se às múltiplas iniciativas de comemoração dos 100 anos de vida de Edgar Morin, no próximo dia 8 de julho, e às homenagens que vêm ocorrendo no mundo inteiro, a revista Eccos preparou um dossiê, visando a saudar este grande pensador e abrir espaço para ensaios e estudos sobre o pensamento e a vida desse eminente filósofo. Buscou-se, assim, não só compartilhar essa homenagem universal, mas também contribuir para a maior divulgação de sua obra, sobretudo entre as gerações mais jovens. Mais do que o resgate de suas teses, os trabalhos que compõem o dossiê explicitam a fecundidade das categorias do pensamento complexo para a compreensão mais crítica dos grandes problemas que a humanidade vem enfrentando na atualidade. Reflexões que evidenciam o poder do conhecimento para a construção da unidade da espécie, sem prejuízo do respeito à diversidade das pessoas, a partir de uma leitura da complexidade sob o prisma da religação dos saberes e da superação da barbárie.

Maria Lucia Rodrigues expressa, em seu texto, as ressonâncias criadas pelo pensamento complexo de Edgar Morin em nosso tempo. A partir de depoimentos de outros pesquisadores, ela revela a figura de um ser humano que está em sintonia com as principais questões que nos ocupam e preocupam.

Maria Cândida Moraes e Izabel Petraglia desenvolvem uma ampla reflexão a partir do conceito de Terra-Pátria, extraído de uma das obras de Edgar Morin, que leva o mesmo nome. Elas propõem uma mudança de pensamento - do linear ao complexo - que possa promover uma reintegração das culturas científicas e humanistas. Neste exercício, somos chamados a construir uma nova cidadania planetária.

Alfredo Pena-Vega nos instiga, em seu escrito, a pensar sobre a incerteza, principalmente em relação ao futuro da humanidade. Ele indica que existe uma crise global, que se expressa numa crise ecológica. Nesse cenário, torna-se urgente encontrar e adotar novos métodos que possibilitem o enfrentamento dessa situação.

Laerte Sznelwar, Uiara Montedo e Tiago Sigahi demonstram as múltiplas possibilidades de reflexão do pensamento complexo, desta vez, aplicadas no campo das engenharias. Desafiando alguns paradigmas que reduzem o campo de visão das ciências da natureza a respeito do ser humano, os autores reconhecem a necessidade de se olhar a dialógica que permite debater questões relacionadas à vida e à importância do sujeito na sociedade.

Jacques Ardoino faz uma análise da relação entre educação e política. Nesse contexto, a educação tem uma dupla função, ao buscar, de um lado, o desenvolvimento da pessoa e, de outro, perseguir os objetivos políticos em decorrência de sua função social. Nessa conjuntura, é importante não reduzir a educação a formas utilitaristas, mas compreendê-la como um elemento que promova o saber científico e o saber filosófico.

Esperamos que este dossiê possa ser um ponto de partida para novos pesquisadores do pensamento complexo de Edgar Morin e que seja também um aprofundamento de ideias para aqueles que já conhecem seu trabalho e sua obra.

Cabe aqui, finalmente, um agradecimento ao Professor Alfredo, por sua colaboração para este dossiê e por nos disponibilizar um texto inédito de Jacques Ardoino (1927-2015), que trouxe novos olhares sobre as relações e inter-relações educacionais.

Creative Commons License Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons.