SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57RESEARCH-TRAINING: REFLECTIVE DIARIES ON THE CARE WITH TEACHERS OF CHILD EDUCATIONCONFLICT IN THE SCHOOL ENVIRONMENT AND CARE OF THE SELF IN MICHEL FOUCAULT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

OLIVEIRA JUNIOR, Isaias Batista de  and  FERREIRA, Diego Raone. VIDAS QUE SE CRUZAM NA PEDAGOGIA DO INSULTO: UMA ANÁLISE DAS VIVÊNCIAS ESCOLARES DE PESSOAS LGBTQIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e11337.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.11337.

A pedagogia do insulto atinge inúmeros estudantes LGBTQIA - Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros, Queer, Questionadores, Intersexos, Indecisos, Assexuados e Aliados, e representa estratégias que (re)produzem preconceitos, discriminações, violências e retirada de direitos elementares. Nesse sentido, questionamo-nos: de que maneira ela se manifesta nas vivências escolares, em desatendimento ao que a sociedade convencionou como norma? A fim de responder ao problema proposto, temos como objetivo analisar os relatos das vivências escolares de 118 participantes que se reconhecem como pessoas LGBTQIA. Para tanto, recorremos à análise de conteúdo sob o viés das seguintes categorias: interditos da diversidade sexual; des/contextualizando a LGBTQIAfobia; re/des/construindo estereótipos de gênero, as quais discutimos com base nos Estudos Culturais, nos estudos de gênero e na ordem do discurso. Concluímos que os padrões normalizadores adotados pela escola excluem aqueles considerados diferentes, impactando diretamente na esfera dos sentimentos, da dignidade e do desempenho escolar.

Keywords : diversidade sexual; escola; gênero; LGBTQIAfobia..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )