SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57TEACHING AND KNOWLEDGE OF SELF: FORMATIVE SPACE IN MULTIGRADE CLASSESTHE PROFESSIONAL ACTIVITY OF PEDAGOGUE AT THE CENTER OF SPECIALIZED REFERENCE OF SOCIAL ASSISTANCE (CREAS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BRITO, Katia Cristina Custódio Ferreira; SILVA, Ângela Noleto da  and  BRITO, Ana Gabriela Ferreira. DEMOCRACIA, PARTICIPAÇÃO E GESTÃO EDUCACIONAL: DIÁLOGOS NOS ESCRITOS FREIREANOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e15797.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15797.

Este artigo propõe uma análise dos conceitos de participação e democracia apresentados por Paulo Freire em seus diversos escritos. O objeto da pesquisa consiste no postulado teórico de Paulo Freire no que se refere a esses conceitos. A questão formulada visa identificar como se apresentam e se relacionam na obra freireana os conceitos de democracia e participação e em que medida possibilitam sua reconstrução em tempos de retorno a práticas e regulamentações conservadoras no âmbito educacional. Com objetivos exploratórios, abordagem qualitativa e estudos bibliográficos, identificou-se nos escritos do autor uma sequência de análises que propicia o entendimento da relação entre os conceitos e a possibilidade de diálogo, de compreensão do outro e de recondução para novos caminhos. Observam-se reflexões que explicitam a democracia como caminho do educar e do ser mais. Ademais, concluiu-se que tais conceitos não possuem valor em si só, mas na prática cotidiana.

Keywords : democracia; gestão escolar; participação; Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )