SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57THE PROFESSIONAL ACTIVITY OF PEDAGOGUE AT THE CENTER OF SPECIALIZED REFERENCE OF SOCIAL ASSISTANCE (CREAS)PAULO FREIRE: CONTRADISCOURSE AND PRACTICE OF RESISTANCE TO NEOCONSERVATISM IN THE BRAZILIAN POLITICAL AND EDUCATIONAL SCENARIO author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto  and  PISCHETOLA, Magda. CULTURA DIGITAL, CAPITAL CULTURAL E CAPITAL TECNOLÓGICO: UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e15907.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.15907.

Este artigo analisa e discute a construção teórica do conceito de capital tecnológico, fundamentado no conceito de capital cultural, com base em uma pesquisa sobre o uso de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas de cursos de formação inicial de professores. A problemática da pesquisa teve como foco conhecer as características das práticas pedagógicas dos professores e identificar algumas práticas que possam ser definidas inovadoras a partir das ações pedagógicas que professores e alunos considerem como tal. O trabalho apresenta o percurso teórico e metodológico que nos permitiu fazer a relação da cultura digital, do capital cultural e do capital tecnológico a partir das análises das práticas pedagógicas dos professores. O design metodológico da pesquisa contemplou revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, questionários e entrevistas. A base empírica do estudo foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e de 45 entrevistas semiestruturadas desenvolvidas com estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior. Com bases nos dados dos questionários, foram constituídos os índices de uso social e pedagógico de tecnologias digitais, que por sua vez, resultaram no índice de capital tecnológico dos professores. A pesquisa permite conceituar teórica e empiricamente o capital tecnológico e define os desafios principais para a integração de tecnologias digitais nas práticas pedagógicas dos professores de ensino superior, com vistas à construção de práticas inovadoras.

Keywords : cultura digital; capital cultura; capital tecnológico; formação de professores; tecnologias digitais..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )