SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue57PAULO FREIRE: CONTRADISCOURSE AND PRACTICE OF RESISTANCE TO NEOCONSERVATISM IN THE BRAZILIAN POLITICAL AND EDUCATIONAL SCENARIOHOMAGE TO EDGAR MORIN: BETWEEN KNOWLEDGE AND LIFE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MORAES, Maria Cândida  and  PETRAGLIA, Izabel. EPISTEMOLOGIA DE TERRA-PÁTRIA PARA UMA NOVA CIDADANIA PLANETÁRIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.57, e20270.  Epub Feb 05, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n57.20270.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre o conceito de Terra-Pátria, a partir do livro homônimo, de Edgar Morin e Anne-Brigitte Kern, considerando a epistemologia da complexidade, que promove a mudança de pensamento - do linear ao complexo - para a reintegração de cultura científica e cultura humanística. Essa perspectiva implica uma nova visão de mundo, um novo pacto ético civilizatório, fundado não apenas na razão ilustrada, mas também na sensibilidade humana e na inteligência emocional que se expressam através do cuidado, da solidariedade, da compreensão e da responsabilidade ecológica e social. Por meio da metodologia de pesquisa bibliográfica, articulamos ainda a obra Terra-Pátria às recomendações da Carta da Terra pela via do desenvolvimento sustentável, que nos leva à construção de uma nova cidadania planetária. Consideramos aqui as seguintes indagações norteadoras: Quais são os fundamentos teóricos presentes nesta obra e que podem ser considerados como bases estruturantes de uma teoria pedagógica capaz de iluminar a educação em direção a essa nova cosmovisão? De que forma a epistemologia presente na obra Terra-Pátria pode inspirar ou orientar a ação pedagógica em direção à reforma do pensamento e das instituições educativas? Concluímos com o reconhecimento de que os operadores cognitivos do pensamento complexo são mecanismos geradores dessa epistemologia e que práticas pedagógicas transdisciplinares são fundamentais à melhor compreensão da realidade.

Keywords : cidadania planetária; epistemologia; pensamento complexo; Terra-Pátria..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )