SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58POLICIES FOR CHILDREN EDUCATION AND RACIAL RELATIONS: ANALYZES FROM MATERIALS PRODUCED BY PRIVATE EDUCATION SYSTEMS AND ADHERED TO BY PUBLIC NETWORKSTEACHER EDUCATION AND PEDAGOGICAL INTEGRATION OF INFORMATION AND COMMUNICATIONS TECHNOLOGIES (ICT): FROM TECHNICAL USABILITY TO DIGITAL LETTERING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PATRICIO, Taís Kozlakowski  and  RIBEIRO, Cintya Regina. NEUROCIÊNCIA E OUTRAS MODULAÇÕES SUBJETIVAS EM EDUCAÇÃO: UM ESTUDO A PARTIR DA REVISTA NOVA ESCOLA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e10788.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.10788.

Focalizando a prevalência discursiva da neurociência na contemporaneidade, o artigo visa apreender os modos como os saberes pedagógicos, psicológicos, biológicos e neurológicos têm se articulado num âmbito específico da produção discursiva educacional brasileira atual, a fim de matizar seus efeitos nos processos de veridicção e constituição de subjetividades. Inspirando-se teórico-metodologicamente em Michel Foucault, toma como locus documental um conjunto de publicações da revista de divulgação pedagógica Nova Escola, no período de 2011 a 2016. A análise discursiva de enunciados aponta três principais aspectos: articulação entre corpo e subjetividade; atualização das discursividades de expertise nos processos de patologização e medicalização da vida; reconfiguração das políticas de cognição.

Keywords : biopolítica; cognição; corpo; neurociência; subjetividade..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )