SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58TEACHER EDUCATION AND PEDAGOGICAL INTEGRATION OF INFORMATION AND COMMUNICATIONS TECHNOLOGIES (ICT): FROM TECHNICAL USABILITY TO DIGITAL LETTERINGCOMPLEMENTARY SOURCES OF FINANCING IN NON-FEDERAL PUBLIC INSTITUTIONS OF HIGHER EDUCATION: ANALYSIS ON THE MANAGEMENT OF FEDERAL AGREEMENTS IN A MULTICAMPI UNIVERSITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PIZOLATI, Audrei Rodrigo da Conceição  and  ALVES, Alexandre. RESPONSABILIZAÇÃO, MERITOCRACIA E DESFILIAÇÃO SOCIAL NO BRASIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e11137.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.11137.

O artigo investiga as razões para a mudança de ênfase nas propostas pedagógicas brasileiras em dois momentos históricos: entre os anos 1920 e 1930 e entre os anos 1990 e 2010. Com esse objetivo em vista, procede-se à análise de fontes como a I Conferência Nacional de Educação (1927), o Manifesto dos Pioneiros (1932) e, para o período contemporâneo, leis e decretos nacionais (1996-2018). No primeiro contexto, foi possível verificar que o debate entre os saberes biológicos e os sociológicos em busca de legitimação encontra na área de educação seu principal palco de disputa. No passado, intelectuais influenciados pela eugenia recorreram à biologia como forma de modernizar o país por meio da educação eugênica e da exclusão dos indivíduos “indesejados”. Nas últimas décadas, observa-se um retorno desse tipo de discurso de fundo biológico, mas agora a exclusão biossocial de sujeitos apela não mais à ideologia da nação, mas à sacralização neoliberal da “meritocracia”. Da comparação entre os dois contextos, conclui-se que a mudança de ênfase nas propostas pedagógicas que antes primavam pelo social, agora visa a formação individualizante do “neossujeito” flexível e responsável por si mesmo. O sucesso e insucesso escolar passam a ser vistos unicamente como dependentes da capacidade do indivíduo de gerenciar sua própria vida e não como resultado de problemas estruturais da sociedade, o que tem conduzido a um processo de crescente desfiliação social.

Keywords : desfiliação social; meritocracia; políticas de responsabilização..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )