SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58THE WAY FORWARD: LIFE AND LEARNING STORIES IN THE SOCIAL EDUCATOR’S PERSONAL AND PROFESSIONAL FORMATIONHUMAN EDUCATION AND RELIGIOUS EDUCATION IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SANTOS, Marlene Oliveira dos. PROFESSORAS E BEBÊS: UMA DOCÊNCIA INTERPRETATIVA-RELACIONAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e13507.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.13507.

O presente artigo discute a docência interpretativa-relacional na Educação Infantil. Os principais argumentos teóricos dialogam com estudos de Tardif, Lessard, Martins Filho, Delgado, Heidegger e outros pesquisadores do campo da Educação Infantil. A pesquisa de abordagem qualitativa, do tipo descritiva, escutou seis professoras que exerceram a docência com bebês na rede pública de ensino de um município brasileiro. As narrativas de cada docente foram ouvidas em encontros denominados Tertúlias Narrativas. Concluiu-se que a docência interpretativa-relacional é experienciada cotidianamente por professoras e bebês e que toda interpretação vem acompanhada de uma ação, pois quando a professora interpreta, ela age, estabelece relação e se move em direção ao bebê, reconhecendo-o como um sujeito potente, capaz e criativo, princípio fundante para o trabalho pedagógico.

Keywords : bebês; docência; educação infantil; professoras..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )