SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue58ARTICULATED ACTION PLAN (PAR): TEACHERS 'SPEECHES ON FIELD SCHOOL IN BRAGANÇA-PAAFFIRMATIVE ACTIONS AND ACCESS FROM QUILOMBOLES TO HIGHER EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

HERNANDEZ, Walfredo González; REVILLA, Dayana Olivia Hernández  and  CASTILLO, Juan Manuel González. A MIGRAÇÃO PARA O SOFTWARE LIVRE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INFORMÁTICA COMO ESTRATÉGIA DE SOBERANIA TECNOLÓGICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.58, e17195.  Epub Feb 06, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n58.17195.

É analisada a concepção de soberania tecnológica para o tratamento dos sistemas a serem implantados no país e as decisões sobre sua modificação. No entanto, esse é um processo complexo para sua implementação, se o desenvolvimento de competências informacionais em professores de informática, com base em software livre, não for alcançado. A análise da formação desses profissionais deve partir da estruturação de um projeto curricular com disciplinas próprias e optativas que se estruturam de acordo com os objetivos do processo formativo e as relações necessárias que se estabelecem entre elas. O artigo apresenta uma abordagem para esse problema.

Keywords : desenho curricular; ensino de informática; soberania tecnológica..

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )