SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue59PUBLIC POLICIES FOR EDUCATION IN BRAZIL: FROM THE THIRD SECTOR TO THE PRIVATIZATION PROCESS OF HIGHER EDUCATIONTHE POWER AND CURRENTNESS IN THE WORK OF PEDAGOGY OF THE OPPRESSED FACING THE NEW NEOCONSERVATIVE WAVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SILVA, Matheus Bernardo. ELEMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e11579.  Epub Feb 07, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.11579.

O presente texto tem como objetivo apresentar uma discussão sobre a formação de professores a partir de uma perspectiva da educação popular. Como hipótese, acredita-se que a formação de professores em prol de uma transformação social deve estar atrelada aos interesses da classe subalterna. Para tanto, o processo educativo implica em uma atividade educacional sistematizada, cuja concepção de mundo se dá por meio de uma prática transformadora. Refere-se, portanto, a uma pesquisa de cunho teórico-bibliográfico, utilizando, principalmente, o aporte teórico-metodológico da pedagogia histórico-crítica, em especial, a produção de Dermeval Saviani. A hipótese é confirmada a partir do aporte teórico-metodológico, pois o desenvolvimento de uma consciência de classe ocorre por meio da apropriação, pelos membros da classe subalterna, do conhecimento historicamente sistematizado, partindo de uma compreensão política da situação atual, que é condição imprescindível para a transformação social.

Keywords : atividade educacional sistematizada; consciência crítica; educação popular; formação de professores..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )