SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue59THE EARLY CHILDHOOD EDUCATION “PLACE”: THE CHILDHOODS AND THE CONTEMPORANEITYEVALUATION OF MUNICIPAL EDUCATION PLANS: EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN QUESTION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LIMA, Aline Patricia Campos Tolentino de  and  CAMARGO, Evani Andreatta Amaral. O DIREITO DE BRINCAR NA INFÂNCIA: A ESCUTA ATENTA DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2021, n.59, e13529.  Epub Feb 07, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n59.13529.

Este texto faz parte da dissertação de mestrado de uma das autoras e aborda questões referentes ao brincar, partindo do princípio de que as crianças são sujeitos de direito. Neste sentido, a pesquisa apresenta o que as crianças têm a nos dizer sobre o brincar. Desenvolveu-se a partir da abordagem histórico-cultural, definindo-se a função da brincadeira no desenvolvimento infantil. O principal objetivo do trabalho foi proceder um levantamento sobre o que as crianças pensam sobre o brincar e quais são suas preferências. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a realização de 21 entrevistas individuais, cinco rodas de conversa, registros fotográficos e um diário de campo sobre os momentos do brincar no cotidiano de uma instituição pública de educação infantil. Como resultado, foi possível ampliar os conceitos sobre a participação da criança na educação infantil, analisados a partir da opinião da criança e não apenas do adulto, propiciando ainda às pesquisadoras uma reflexão sobre os espaços e tempos destinados ao brincar nesse período escolar. Para este artigo serão apresentados episódios de duas rodas de conversa e um desenho de um dos sujeitos da pesquisa, enfatizando-se justamente a importância da escuta atenta das crianças e a da produção de desenhos, como os que foram realizados após a roda de conversa.

Keywords : abordagem histórico-cultural; brincar; educação infantil..

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )