SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60LITERARY EXPERIENCES AND THEIR POSSIBILITIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

UECKER, Taciana; POSSA, Leandra Bôer  and  SEGAT, Taciana Camera. PENEIRAS QUE CIRANDAM: PARECERES PEDAGÓGICOS E PRODUÇÃO DAS INFÂNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13553.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13553.

Este artigo busca mostrar, a partir da análise de pareceres pedagógicos produzidos em uma escola de Educação Infantil/creche no interior do estado do Rio Grande do Sul, os modos que são narradas as crianças através de saberes que movimentam a atuação dos professores para a produção da criança neste espaço que tem se consolidado em uma cultura escolarizada. Ao analisar estes pareceres pedagógicos temos por objetivo referenciar a importância da formação de professores e da sua participação na construção de uma - ou muitas - cultura própria da Educação Infantil no contexto da Educação Básica e para a produção da criança na contemporaneidade. A analogia metodológica que colocamos em funcionamento é a da peneira que pela movimentação faz processar pelo passar/cair os elementos descartáveis para fazer surgir o elemento valioso. Um cirandar em que se selecionam, pelos saberes que circulam no ambiente escolar, pelo movimento de peneiração, processos de enquadramento e de produção das crianças. Conclui-se o artigo apontando a necessidade de, nos contextos escolares da Educação Infantil, a produção de saberes que projetam uma cultura educacional para Educação Infantil.

Keywords : cultura escolarizada; educação infantil; infâncias; pareceres pedagógicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )