SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60SIEVES THAT CIRANDAM: PEDAGOGICAL OPINIONS AND CHILDHOOD PRODUCTION IN CHILDREN'S EDUCATIONIN RADIO WAVES: POSSIBILITIES OF A MINOR EDUCATION IN THE COMPULSORY SCHOOL CONTEXT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FERNANDES, Geuciane Felipe Guerim; BELEZE, Nathalia Martins  and  FRANCO, Sandra Aparecida Pires. VIVÊNCIAS LITERÁRIAS E SUAS POSSIBILIDADES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13596.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13596.

Esta pesquisa tem como objetivo repensar a leitura literária e suas práticas pedagógicas a partir da Teoria Histórico-Cultural e de autores contemporâneos da leitura e da literatura na infância. Nesse sentido, questiona-se: quais práticas pedagógicas podem contribuir para a formação do leitor desde a mais tenra idade? Para isso, a partir de uma pesquisa qualitativa, realizada em um Centro Municipal de Educação Infantil no estado do Paraná, buscou-se analisar práticas pedagógicas organizadas por meio de obras literárias clássicas. A abordagem e os instrumentos metodológicos utilizados foram aprovados por comitê de ética, conforme estabelecido para a pesquisa científica. Com base nos dados analisados, conclui-se que a ação docente, aliada à literatura infantil, constituiu-se como uma das possíveis travessias para criar necessidades na formação da identidade leitora desde a infância.

Keywords : leitura; literatura; educação infantil; práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )