SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60LITERARY EXPERIENCES AND THEIR POSSIBILITIES IN EARLY CHILDHOOD EDUCATIONEDUCATION, THE JUSTICE SYSTEM AND THE PARTIES COMPOSING PUBLIC POLICIES FOR THE PROTECTION, DEFENSE AND GUARANTEE OF RIGHTS TO CHILDREN author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

VARGAS, Andressa Silveira  and  MENEZES, Eliana da Costa Pereira de. NAS ONDAS DO RÁDIO: POSSIBILIDADES DE UMA EDUCAÇÃO MENOR NO CONTEXTO ESCOLAR OBRIGATÓRIO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13798.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13798.

O presente artigo apresenta uma análise de práticas pedagógicas produzidas a partir de um Projeto de Educomunicação com turmas dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Como objetivo compreender como se dá a gestão de práticas que transcendem o espaço da sala de aula e que efeitos produzem na constituição dos sujeitos enquanto estudantes. A partir de uma análise qualitativa de narrativas produzidas por estudantes, apoiada nos conceitos de educação menor (GALLO 2002), experiência (LARROSA 2015), emancipação intelectual (RANCIÈRE 2007) e democracia (MASSCHELEIN e SIMONS, 2014), entre outros, foi possível verificar que o Projeto de Educomunicação, constituído via agenciamento coletivo entre estudantes e professores, viabilizou a invenção de um novo espaço/tempo no instituído, possibilitando que formas outras de ser e estar na escola fossem concebidas.

Keywords : educação menor; emancipação intelectual; gestão de práticas pedagógicas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )