SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60EDUCATION, THE JUSTICE SYSTEM AND THE PARTIES COMPOSING PUBLIC POLICIES FOR THE PROTECTION, DEFENSE AND GUARANTEE OF RIGHTS TO CHILDRENTHE CONFLICT BETWEEN THE BRAZILIAN NEOCONSERVATISM AND PAULO FREIRE: THE DISPUTE BETWEEN THE OPPRESSION AND THE AUTONOMY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PISANESCHI, Lucilene Schunck Costa. INDÚSTRIA CULTURAL E REIFICAÇÃO: A SUBJETIVIDADE INFANTIL EM FOCO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e13627.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.13627.

O presente artigo apresenta um recorte de uma investigação que se dedicou a pesquisar a construção da subjetividade infantil no seio do modelo social capitalista vigente. As considerações aqui tratadas têm como objetivo discutir as relações existentes entre a Indústria Cultural e o processo de reificação infantil. A contemporaneidade tem produzido uma infância que expressa uma criança cada vez mais fragmentada: ora segura de si, ora dependente; ora autônoma; ora tutelada; ora um indivíduo que existe aqui e agora; ora um ser a ser preparado para o futuro. A pesquisa em questão, de caráter qualitativa, tomou como fontes de análise matérias jornalísticas veiculadas pela mídia impressa e digital que apresentam a maneira como os pequenos têm sido inseridos, de forma frenética, na lógica do consumo. Do ponto de vista teóricometodológico tomamos como referência a teoria crítica frankfurtiana, em especial, as reflexões dos pesquisadores da primeira geração da escola de Frankfurt. A análise do material possibilitou identificar como a presença de mecanismos criados pela Indústria Cultural tem operado a favor da universalização dos sujeitos contribuindo, do ponto de vista da infância, para a anulação das singularidades e para a reificação das crianças. Foi possível, também, trazer à tona as formas com que os pequenos olham para a realidade para além dos destroços que acumula, indicando-nos caminhos possíveis de resistências.

Keywords : crianças; indústria cultural; infância; reificação; teoria crítica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )