SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60CULTURAL INDUSTRY AND REIFICATION THE CHILD SUBJECTIVITY ON FOCUS“NEOLIBERALISM AND NEOCONSERVATISM IN CONTEMPORARY BRAZILIAN EDUCATION: A FREIREAN STUDY OF BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR AND THE ESCOLA SEM PARTIDO MOVEMENT” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

BECK, Donizete Ferreira  and  SANTOS, Rodrigo Barboza dos. O CONFLITO DO NEOCONSERVADORISMO BRASILEIRO COM PAULO FREIRE: A DISPUTA ENTRE A OPRESSÃO E A AUTONOMIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e14824.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.14824.

Recentemente, principalmente a partir da última década, uma onda neoconservadora emergiu no Brasil, representada por movimentos reacionários que elegeram Bolsonaro, influenciados pelo ideólogo Olavo de Carvalho. Este artigo explorou e sintetizou o pensamento pedagógico de Freire e o pensamento dos pensadores clássicos do conservadorismo, por conseguinte, fez-se uma análise do conteúdo de um artigo de opinião e uma entrevista de Carvalho que trataram sobre Freire e uma análise sobre os conflitos característicos entre a síntese da pedagogia de Freire e do pensamento neoconservador. Assim, inferiu-se que o movimento neoconservador brasileiro menospreza, não reconhece e rejeita o legado e o pensamento educacional de Paulo Freire devido a natureza ideológica e valorativa divergente e incompatível entre o ambos. Portanto, concluiu-se que o movimento neoconservador brasileiro procura manter status quo, ou seja, a existência e manutenção da relação entre opressores e oprimidos; por isso, não aceita a proposta de Freire sobre a libertação dos oprimidos por meio da educação que dialoga com a realidade do estudante, que o faz pensar, formar senso crítico e, assim, libertar-se do estado de opressão.

Keywords : autonomia; neoconservadorismo; Olavo de Carvalho; opressão; pedagogia de Paulo Freire.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )