SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60WHAT IS THE PLACE OF ETHNIC-RACIAL ISSUES IN THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE?"I CAN'T BREATHE": TEACHING CELLULAR RESPIRATION IN AN ANTI-RACIST PERSPECTIVE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

COSTA, Antonio Carlos Figueiredo. O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA EM TEMPOS SOMBRIOS: REFLEXÕES TEÓRICAS E TEMPESTIVAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21731.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21731.

Esse estudo intenta aproveitar de roteiros e aprendizagens auferidos em cursos de formação de professores, ao ministrar a Disciplina História e Cultura-Afro Brasileira. Ao mesmo tempo procura apontar a necessidade de agregar a essa disciplina as recentes inovações historiográficas que contribuíram para redimensionar a percepção da formação social brasileira, face ao desenvolvimento capitalista e à inserção em um mundo globalizado, sobretudo entre os séculos XVI e XIX. É a partir desse referencial histórico que julgamos possível articular o discurso antirracista, enquanto condição necessária à re-educação das relações étnico-raciais no caso brasileiro. Defendemos que o constructo teórico a ser formulado deve contar com o conhecimento dos tempos pretéritos nas condições acima expostas, afinando a esse, as discussões que transitam pelas ondas teóricas do pensamento racial brasileiro.

Keywords : história e cultura afro-brasileira; formação social brasileira; ondas teóricas do pensamento racial brasileiro; racismo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )