SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue60THE TEACHING OF AFRO-BRAZILIAN HISTORY AND CULTURE IN DARK TIMES: THEORETICAL AND TEMPESTUOUS REFLECTIONSTHE DEATH OF GEORGE FLOYD AND THE STRENGTHENING OF THE ANTI-RACIST FIGHT: "NO JUSTICE, NO PEACE” author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MARIN, Yonier Alexander Orozco; SANCHEZ, Jenny Paola Morales  and  CASSIANI, Suzani. "NÃO CONSIGO RESPIRAR": ENSINO DA RESPIRAÇÃO CELULAR EM PERSPECTIVA ANTI-RACISTA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.60, e21732.  Epub Feb 08, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n60.21732.

O objetivo do trabalho foi construir possibilidades para promover a luta antirracista no ensino de ciências naturais e biologia, por meio da caracterização dos aprendizados construídos por duas alunas da sétima série de uma escola de Bogotá, DC, durante a aplicação de uma sequência didática sobre o conceito de respiração celular associada à resistência ancestral dos povos indígenas da Colômbia com a chicha, uma bebida fermentada andina. Os aprendizados, caracterizados qualitativamente no início, durante e no final da sequência didática, mostram que as alunas construíram explicações integrando macro e micro níveis sobre a fermentação, reconhecendo a resistência dos povos indígenas com a chicha como uma possibilidade antirracista.

Keywords : Decolonialidade; educação para as relações etnicorraciais; ensino de biologia; pedagogia decolonial.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )