SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61DIALECTICAL-HISTORICAL MATERIALISM AND THE REALITY TRANSFORMATIONIDENTITY AND PREDILECTION FOR SOCCER TEAMS AMONG STUDENTS OF A BORDER SCHOOL (BRAZIL-BOLÍVIA) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

LAMIM, Adriele Ribeiro dos Santos; LAMIM NETTO, Manoel de Souza  and  ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. PERGUNTAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: MELHORIAS NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21715.  Epub Feb 09, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21715.

Na contemporaneidade, a preocupação em relação à qualidade da educação tem aumentado consideravelmente nas diferentes dimensões e espaços da sociedade, sendo manifesta por meio de políticas governamentais e de ações sociais e de educadores. Tendo por base o pressuposto de que os professores aprendem com as situações provenientes do ambiente escolar, sendo modificados por elas e as modificando, considera-se relevante discutir as implicações da formação docente na qualidade da educação. Nesse sentido, a proposição de uma formação inicial pautada na reflexão consubstancia-se como uma alternativa para a qualificação e o desenvolvimento profissional docente, pois o professor com o pensamento reflexivo desenvolvido pode apresentar maior repertório de ações em relação ao aluno, contexto escolar, ensino, aprendizado e desenvolvimento profissional, na medida em que ele procura dar respostas às situações que emergem no cotidiano articulando-as com a teoria e as ressignificando. Pretendendo contribuir para esse processo formativo, o artigo apresenta o uso das Perguntas Pedagógicas contidas no Ciclo de Smyth, sendo estas ferramentas relevantes para suscitar reflexões do futuro professor sobre sua atuação na escola, permitindo-lhe analisar, reconstruir e melhorar a qualidade de sua intervenção.

Keywords : ciclo de Smyth; educação em química; formação inicial; professor reflexivo; qualidade na educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )