SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61TEACHER PROFESSIONAL DEVELOPMENT VIA NARRATIVE MAPS IN THE CONTEXT OF THE EDUCATING CITYBETWEEN THE VIOLENCE OF THE SENSES AND THE SENSES OF VIOLENCE: THE VOICES OF WORKER’S MEMORY ABOUT THE PORTUGUESE AND BRAZILIAN AUTHORITARIAN REGIMES OF THE 20TH CENTURY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SCHWEIZER, Paul  and  BARBOSA, Orlando Coelho. DESCOLONIZANDO LINGUAGENS CARTOGRÁFICAS - A CONSTRUÇÃO DE UMA CARTOGRAFIA ENGAJADA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21857.  Epub Feb 09, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21857.

Neste artigo apresentamos algumas práticas desenvolvidas pelo Kollektiv Orangotango, um círculo de geógrafos críticos e amigos, em coevolução desde os anos 2000. Além das intervenções artísticas no espaço público, a cartografia crítica é parte crucial de nosso trabalho, temos co-conduzido vários mapeamentos coletivos, publicado materiais educacionais de mapeamento, manuais multilíngues, tutoriais em vídeo e uma coleção internacional de contracartografias chamada This Is Not an Atlas. O mapeamento coletivo é um processo de reflexão territorial, conscientização e auto-organização, integrando diferentes tipos de conhecimentos, quotidianos, tradicionais, encarnados e acadêmicos, que podem fluir juntos e abrir espaço para a ação. Sentimos que é crucial integrar uma noção de "sentipensar" - sentir/pensar - no que, com referência a Bell Hooks, pode ser chamado de "cartografia engajada", ou seja, uma cartografia baseada no diálogo que engaja "coração e mente". Instaurando uma perspectiva espacial sobre a relação dialética entre nós humanos e nosso meio ambiente, entendemos o mapeamento coletivo como processo de alfabetização geográfica na vida quotidiana e espaço de ação por meio do diálogo "mediado pelo mundo". Como educadores populares, pesquisadores militantes, lutamos por uma produção horizontal coletiva de conhecimento, por meio de intervenções práticas e reflexão teórica, numa perspectiva de uma cidade educadora.

Keywords : cartografia engajada; cidade educadora; educadores populares; mapeamento coletivo; sentipensar..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )