SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61DECOLONIZING CARTOGRAPHIC LANGUAGES - THE CONSTRUCTION OF A CARTOGRAPHY ENGAGEDTHE USES OF FUNK IN ANTI-RACIST EDUCATION: REFLECTIONS ON THE POWER OF MUSIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

NASCIMENTO, Eliane Cristina da Silva  and  SILVA, Sidney Jard da. ENTRE A VIOLÊNCIA DOS SENTIDOS E OS SENTIDOS DA VIOLÊNCIA: AS VOZES DA MEMÓRIA OPERÁRIA SOBRE OS REGIMES AUTORITÁRIOS PORTUGUÊS E BRASILEIRO DO SÉCULO XX. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e21758.  Epub Feb 09, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.21758.

Movimentos de irrupções de memória têm ganhado força atualmente, pois além de uma função documental e histórica, tais registros tornam-se instrumentos educativos, sociais e de resistência política. Este trabalho tem como base testemunhos de operários e operárias, vítimas do regime autoritário brasileiro e português, duas ditaduras que emergiram e desenvolveram-se em contextos diferentes, mas que podem originar possíveis aproximações entre os discursos e narrativas dos que as viveram. Os testemunhos foram obtidos em projetos temáticos conduzidos pelo Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), Museu do Aljube - Resistência e Liberdade e Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP-IN), em Portugal, e pela Associação de Anistiados e Anistiandos do ABC (AMA-A ABC), no Brasil, e consultados para uma pesquisa sobre memória da resistência operária aos regimes autoritários, que integra o Projeto Direitos Humanos: dos fundamentos teóricos às tendências contemporâneas no nível local (cidades). Os discursos produzidos por estas narrativas articulam enunciados que evidenciam que tanto as vítimas atribuem sentidos ao que sofreram, como a violência política também coloca em questão sentidos já estabelecidos no imaginário destas pessoas, assim como revelam lugares pedagógicos de memória.

Keywords : Brasil; Portugal; ditadura; memória; resistência; discurso..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )