SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue61THE USES OF FUNK IN ANTI-RACIST EDUCATION: REFLECTIONS ON THE POWER OF MUSIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

FOELLER-MANCINI, Axel. A EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO CATALISADOR PARA O DESENVOLVIMENTO BIOGRÁFICO DE JOVENS REFUGIADOS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.61, e22193.  Epub Feb 09, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n61.22193.

Contra o pano de fundo dos atuais fluxos migratórios, o artigo descreve os desafios para a integração nas sociedades receptoras. Desde 2015, novas estruturas na educação surgiram na Alemanha. As escolas e universidades desenvolveram programas que permitem aos jovens refugiados perseguir seus interesses e objetivos profissionais. De particular importância é a aquisição da língua nacional. Foram estabelecidos centros em todos os estados federais onde o alemão como segunda língua pode ser aprendido. A cooperação entre esses centros e as escolas constitui uma base importante para a integração linguística dos refugiados. Os princípios da integração social são explicados usando o exemplo da classe internacional estabelecida em uma escola Waldorf. Uma dissertação de ciências sociais foi escrita na Universidade de Artes e Ciências Sociais de Alanus, que examinou experiências educacionais concretas nesta escola. No caso da vinheta de um adolescente afegão, os problemas e abordagens para soluções no trabalho com jovens migrantes são analisados como exemplos. Com esta análise de caso, o reconhecimento institucional e a promoção de habilidades trazidas junto podem ser apresentados como um recurso significativo para uma integração bem-sucedida.

Keywords : jovens refugiados; educação; integração; escola Waldorf; aquisição de uma segunda língua..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )