SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue62THE ROLE OF PLAY IN THE BNCC VERSIONS: DISCOURSES CONSTITUTING KNOWLEDGE IN THE EARLY CHILDHOOD EDUCATIONTHE RETURN TO IN-PERSON CLASSES AND THE FEELINGS EXPERIENCED BY ACADEMICS DURING THE COVID-19 PANDEMIC author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MORGADO, Suzana Pinguello. INFÂNCIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO: QUEM SÃO AS CRIANÇAS BRASILEIRAS?. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e18691.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.18691.

Temos como objetivo identificar as crianças brasileiras com a intenção de conhecer quem são os sujeitos que compõem a infância brasileira e entender como se consolida o atendimento, sejam elas institucionalizadas ou não. Partimos da investigação materialista de sociedade, história, cultura e economia, tendo como base as categorias marxianas de análise da realidade social e de uma pesquisa bibliográfica para identificar, compreender e analisar nosso objeto de investigação. Identificamos que a marca social entre as crianças das diversas classes é preponderante para seu reconhecimento enquanto sujeito de direitos ou não no decorrer da história da educação no país, inclusive para determinar a existência e forma de atendimento ofertado.

Keywords : crianças; infância; institucionalização; políticas para a infância..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )