SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue62CHILDHOOD AND INSTITUTIONALIZATION: WHO ARE THE BRAZILIAN CHILDREN?DIGITAL GAMES AND ATTENTION: A STUDY WITH BASIC EDUCATION STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MARTINS, Débora de Paula  and  SOUZA, Priscilla Bellard Mendes de. O RETORNO ÀS AULAS PRESENCIAIS E OS SENTIMENTOS VIVIDOS POR ACADÊMICOS DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e21441.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.21441.

Diante do momento pandêmico causado pela Covid-19, o mundo foi afetado em várias esferas sociais e educacionais, modificando os formatos das aulas presenciais para o ensino online. Com isso, mediante o avanço da vacinação, estuda-se o retorno às aulas presenciais. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi descrever a percepção dos estudantes e os sentimentos mais vivenciados por eles, através de onze perguntas estruturadas. Um formulário foi elaborado através do aplicativo Google forms e disponibilizado por meio do WhatsApp, a uma amostra populacional de 152 alunos de duas instituições, sendo uma pública e outra privada no município de Altamira-Pará. Os resultados caracterizaram a ocorrência de sentimentos como a preocupação, a ansiedade, o medo, o estresse e tristeza. Observou-se que a pandemia afetou o aspecto emocional dos participantes.

Keywords : isolamento social; grupo de risco; vacinação; adoecimento mental; alunos de graduação..

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )