SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue62SOCIAL-ECOLOGICAL SUSTAINABILITY IN CONTINUING EDUCATION OF PEDAGOGY TEACHERS BASED ON GAMIFICATIONPARTICIPATORY INSTITUTIONAL ASSESSMENT IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION PATHS, CHALLENGES AND POTENTIALS IN A PAULISTAN DAYCARE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

ALENCAR, Anderson Fernandes de  and  GADOTTI, Moacir. A MERCANTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO COMO UM MOVIMENTO EM CURSO NA CONTEMPORANEIDADE. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.62, e22006.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n62.22006.

Este trabalho apresenta resultados de tese de doutorado que teve por objetivo analisar as implicações dos movimentos pela mercantilização e democratização do conhecimento na Educação. Apresentamos aqui de que maneira o conhecimento, como bem imaterial, nasce “livre” e vai se tornando uma mercadoria por meio do movimento de mercantilização, que tem atuado, com maior evidência, nas artes (música e cinema), no entretenimento (games), na tecnologia (softwares) e na ciência (literatura científica). Para esta demonstração, perpassamos pela reflexão sobre o conhecimento, a mercadoria, a mercadoria como conhecimento, o histórico desse processo e as suas manifestações concretas em nosso tempo presente, seja por meio de esforços de manutenção do status quo ou da criação de novas mecanismos jurídicos ou tecnologia para a continuidade e ampliação dessa visão de mundo.

Keywords : mercantilização; conhecimento; privatização; bens intelectuais; educação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )