SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63THE HALF TRUTHS OF HIGH SCHOOL REFORMSOCIO - EMOTIONAL COMPETENCIES AND SKILLS: ORIGINS, CONCEPTS, NOMENCLATURES AND THEORETICAL PERSPECTIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

MORAIS, Wanderson Rodrigues; ALMEIDA, Maria José Pereira Monteiro de  and  RINK, Juliana. ECOLOGIA EM LIVROS DIDÁTICOS: UMA ANÁLISE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA NA ÁREA DE ENSINO DE BIOLOGIA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e23235.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23235.

O objetivo do presente trabalho é refletir sobre o cenário de pesquisas científicas na área de ensino de biologia e nos livros didáticos, com vistas a compreender que contribuições e desafios são anunciados em tais produções acadêmicas no que diz respeito à abordagem da ecologia. Partimos da consideração de que a ecologia é considerada uma ciência ainda recente, com seus conceitos em constante construção e reformulação, e que elementos básicos de seu campo sofrem influências da sociedade e, de forma similar, no que diz respeito ao seu ensino e presença nos livros didáticos. Assim, acreditamos que o presente trabalho possa contribuir com um quadro geral que permita reconhecer tendências, identificar e sistematizar a produção escrita sobre o tema, colaborando com possíveis desdobramentos e o desenvolvimento da área. Dessa forma, realizamos um levantamento bibliográfico em sete periódicos nacionais e dois internacionais, entre os anos de 2001 a 2021. Identificamos um total de doze trabalhos que tratam de ecologia e livros didáticos, nos quais foi possível observar uma diversidade de temas estudados, tais como: biodiversidade, meio ambiente, cadeia alimentar, ciclo do nitrogênio, fluxos populacionais, ecologia de populações e ecologia de ecossistemas. Além disso, um terço dos trabalhos apontam sobre a importância de considerar aspectos historiográficos e os contextos de produção do conhecimento nos conteúdos ecológicos, denunciando sua ausência e/ou escassez.

Keywords : livros didáticos de biologia; produção acadêmica; ecologia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )