SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63ECOLOGY IN TEXTBOOKS: AN ANALYSIS OF ACADEMIC PRODUCTION IN BIOLOGY TEACHING AREAPAULO FREIRE AND THE STRICTO SENSU RESEARCH IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: REFLECTIONS AND POSSIBILITIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

DUARTE, Patrick Marinho  and  ARAUJO, Ulisses Ferreira de. AS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS: ORIGENS, CONCEITOS, NOMENCLATURAS E PERSPECTIVAS TEÓRICAS. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e23287.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.23287.

Ao longo da história, os conceitos de competência e habilidade têm sido construídos sob diferentes perspectivas teóricas. Embora esses conceitos muitas vezes venham sendo utilizados de forma errônea como sinônimos, conhecendo os diferentes vieses dos campos da psicologia, da administração e economia e da educação, buscamos compreender os constructos teóricos que os sustentam e que deram origem ao uso dos termos competências e habilidades como prefixos acrescidos dos sufixos “não cognitivas”, “socioemocionais”, “para a vida” e “para o século XXI”. Nesse contexto, assumindo o enfoque teórico, o presente artigo tem como objetivo elucidar os pontos de vista teóricos e apresentar as perspectivas envolvidas no emprego destas nomenclaturas. Para isso, parte da conceituação dos termos competência e habilidade e seus desdobramentos, passando pela psicologia da personalidade e pela crítica ao uso do modelo Big Five (ALMUND et al. 2011) como constructo teórico para definir esses termos, finalizando com a apresentação dos conceitos e a busca de convergências nas definições e perspectivas dos diferentes agentes envolvidos: UNESCO - United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO, 2000), CASEL - Collaborative to Advance Social and Emotional Learning (PAYTON et al. 2008) e P21 - Partnership for 21st Century Learning (P21, 2009).

Keywords : competências socioemocionais; habilidades socioemocionais; habilidades para o século XXI; habilidades para a vida; três “Es”..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )