SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue63SOCIO - EMOTIONAL COMPETENCIES AND SKILLS: ORIGINS, CONCEPTS, NOMENCLATURES AND THEORETICAL PERSPECTIVESORIGINS, CONCEPTS AND PURPOSE OF ACTIVE LEARNING METHODOLOGIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

SOUSA, Cláudio Aparecido de; FREIRE, Elisabete dos Santos  and  MIRANDA, Maria Luiza de Jesus. PAULO FREIRE E A PESQUISA STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: REFLEXÕES E POSSIBILIDADES. Eccos Rev. Cient. [online]. 2022, n.63, e22956.  Epub Feb 12, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n63.22956.

O objetivo deste trabalho foi compreender a apropriação do referencial teórico de Paulo Freire em dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre Educação física escolar e quais as possíveis contribuições para a formação docente. O presente estudo se caracteriza como uma pesquisa qualitativa de revisão da literatura educacional, sendo considerada do tipo integrativa. Para alcançarmos o objetivo desta pesquisa, classificamos a apropriação que os pesquisadores/as dos 30 trabalhos analisados realizaram em relação ao referencial teórico de Paulo Freire nas referidas teses e dissertações. Concluímos que o legado de Paulo Freire é utilizado em diferentes programas de pós-graduação stricto sensu, seja na Educação ou Educação Física, recebendo diferentes formas de apropriação. Por conta disto, seu referencial se mostrou relevante e atual na efetivação e conclusão dos 30 trabalhos, porém ainda pouco utilizado até 2018 nas pesquisas da área de Educação Física. Encaminhamos, assim, a necessidade de novas pesquisas integrativas ou sistemáticas a partir do ano de 2019, com a intenção de descobrir se houve aumento de trabalhos acadêmicos stricto sensu no campo da Educação Física, utilizando o referencial teórico de Paulo Freire.

Keywords : educação física; Paulo Freire; pós-graduação stricto sensu..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )