SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 issue65POTENTIALS AND LIMITATIONS OF THE USE OF INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIES IN THE CONTEXT OF THE HEALTH EMERGENCYTECHNOLOGY IN THE CURRICULUM OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION IN BRAZIL: ANALYSIS OF LEGAL DOCUMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Eccos Revista Científica

Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278

Abstract

PEREZ, Daniela Jordão Garcia; SCHLUNZEN, Elisa Tomoe Moriya  and  SCHLUNZEN JUNIOR, Klaus. ABORDAGENS PEDAGÓGICAS NAS FORMAÇÕES ON-LINE DE PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA FAVORECER A INCLUSÃO: UMA REVISÃO DE ESCOPO. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24582.  Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278.  https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24582.

Este estudo visa a compreender as evidências e as lacunas das abordagens pedagógicas e metodológicas das formações on-line de professores para a inclusão escolar de Estudantes Público-Alvo da Educação Especial (EPAEE) e o atendimento das políticas nacionais. O protocolo do Instituto Joanna Briggs (JBI) foi utilizado para realizar uma revisão de escopo dos artigos publicados entre 2019 e maio de 2023. As buscas foram realizadas em três bases de dados digitais (sendo duas nacionais e uma internacional), sendo encontrados 238 artigos. Ao se aplicar os critérios de inclusão e exclusão, apenas três artigos foram selecionados para análise a partir de questões explicitadas no texto. Fizeram parte da análise os indícios relacionados à abordagem metodológica, aos resultados e às recomendações para os processos formativos. Os resultados demonstraram que apenas um artigo indica claramente a abordagem utilizada na formação dos professores, mas os três apontam o trabalho colaborativo entre professores da sala de aula comum e especializados como fundamental para o desenvolvimento de uma cultura inclusiva no contexto escolar. A avaliação de todas as etapas do processo formativo, desde a sua concepção até o acompanhamento dos egressos, é apontada como relevante para fundamentar o processo reflexivo tanto da equipe envolvida, quanto dos professores em formação.

Keywords : abordagem construcionista contextualizada e significativa; educação a distância; educação especial; processos formativos..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )