Eccos Revista Científica
Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278
Abstract
MORETTI, Andressa Algayer da Silva; BARROS, Daniela Melaré Vieira and SOUZA, Aguinaldo Robinson de. A SEMANA CULTURAL INDÍGENA ENQUANTO ESPAÇO DE CONHECIMENTO, FORTALECIMENTO E RESISTÊNCIA DA CULTURA KAINGANG PRÁTICAS COLABORATIVAS NA WIKIPÉDIA: A INTERNACIONALIZAÇÃO E A INTERCULTURALIDADE NO ENSINO DE QUÍMICA. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.65, e24565. Epub Feb 16, 2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n65.24565.
As práticas colaborativas de escrita (PCE) na Wikipédia ocorrem de maneira orgânica pelos wikipedistas de forma a abastecer de conteúdos os verbetes. Nesse estudo, objetivou-se apresentar por meio de um estudo de caso, como um verbete na Wikipedia, tendo como base a PCE, pode ser compreendido como um recurso educacional aberto para práticas de internacionalização e interculturalidade, em relação ao conhecimento científico no Ensino Superior para o Ensino de Química. A metodologia adotada para esta pesquisa foi o estudo de caso de acordo com as propostas de Ludke e André (1986) e, para a escolha do verbete foram adaptados os critérios pré-estabelecidos por Bolsarin (2017), adotando o verbete “átomo” para análise de recortes de trechos da página da Wikipédia que apresentavam indícios de conteúdos que sinalizassem, por meio das PCE, ações da promoção de internacionalização e interculturalidade. Esse estudo de caso, demonstrou que a Wikipédia pode atuar como uma ferramenta online a ser utilizada intencionalmente como uma estratégia didática e colaborativa de escrita por professores que visem proporcionar experiências de internacionalização e interculturalidade na sala de aula, em relação ao conhecimento e à divulgação científica, com base nos princípios do conceito de internacionalização em casa.
Keywords : ensino de química; internacionalização; interculturalidade; wikipédia..