Eccos Revista Científica
Print version ISSN 1517-1949On-line version ISSN 1983-9278
Abstract
BRANDAO, Silvane Maria Pereira; LIMA, Elieuza Aparecida de and VALIENGO, Amanda. INICIAÇÃO À LÍNGUA INGLESA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR: IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL. Eccos Rev. Cient. [online]. 2023, n.67, e24212. Epub Feb 19, 2024. ISSN 1983-9278. https://doi.org/10.5585/eccos.n67.24212.
Diante da situação atual de inserção da língua inglesa desde a pré-escola, este estudo coloca-se com perspectivas de refletir criticamente sobre os elementos que fundamentam uma educação promotora de condições favoráveis ao máximo desenvolvimento da inteligência e da personalidade das crianças. Trata-se de pesquisa bibliográfica focada em questões sobre a iniciação à língua inglesa para crianças pequenas, com o objetivo geral de sistematizar algumas das possíveis implicações pedagógicas decorrentes de princípios da Teoria Histórico-Cultural para reflexões sobre iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. A pesquisa fundamenta-se em Leontiev (2001), Vygotsky (2001), Davydov (1988) e Repkin (2003), para discutir conceitos de ser humano, aprendizagem, apropriação, objetivação, mediação, linguagem e desenvolvimento humano, considerando-os princípios capazes de orientar a consecução de uma educação humanizadora. A investigação bibliográfica perspectivou aprofundamento em autores dedicados a questões acerca da iniciação à língua inglesa e em estudos advindos da Teoria Histórico-Cultural para a sistematização de algumas implicações pedagógicas desse arcabouço teórico essenciais à iniciação à língua inglesa na idade pré-escolar. Os resultados encontrados remetem para a possibilidade de promoção do desenvolvimento humano por meio de uma iniciação à língua inglesa pautada pela valorização das características e necessidades da infância e pela atividade da criança.
Keywords : educação pré-escolar; humanização; iniciação à; língua inglesa; linguagem; teoria histórico-cultural..