SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16The conundrum in the collective indian psyche regarding teaching philosophy in schoolsThe experience of thinking concepts and philosophizing in childhood from the perspective of matthew lipman author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

VENTURINI, Gabriela  and  SCHULER, Betina. Pensamento, experiência e o tempo do ócio na educação infantil. child.philo [online]. 2020, vol.16, e53797.  Epub Dec 21, 2020. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2020.53797.

Este artigo busca examinar como os conceitos de pensamento e de interesse são descritos nos três principais documentos que regem a Educação Infantil brasileira no presente - Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional/1996, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil/2010 e Base Nacional Comum Curricular/2018 da Educação Infantil - e suas implicações para as relações entre infância e pensamento. Para tanto, parte dos estudos da Filosofia da Diferença, de autores como Kohan, Larrosa, López e Ribeiro, entre outros, para problematizar o pensamento atrelado ao interesse individual no contemporâneo. Pode-se constatar o quanto o pensamento é operado como resolução de problemas nesses documentos, a partir de uma lógica neoliberal que vai se deslocando cada vez mais de um interesse coletivo para um interesse individualizante. Além disso, pode-se descrever todo um funcionamento de uma sociedade disciplinar deslocando-se para uma sociedade do desempenho, em que há um grande privilegiar das práticas de avaliação e registro da “produção” das crianças. A partir disso, no conceito de infância do pensamento e no conceito de experiência, buscamos a possibilidade de viver outras relações com as infâncias e as temporalidades na escola de Educação Infantil, tomando a potência do ócio e da brincadeira como brecha de respiro em meio a rotinas entupidas e, ao mesmo tempo, esvaziadas de sentido.

Keywords : educação infantil; infância; pensamento; interesse; ócio..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )