SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17the story circle as a practice of democratic, critical inquirypower from foucault's perspective and the practice of philosophy with children at school. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Childhood & Philosophy

Print version ISSN 2525-5061On-line version ISSN 1984-5987

Abstract

BORGES, letícia de lima  and  MENEZES, eliana da costa pereira de. o que podemos no encontro com a infância? um convite a um olhar heterotópico. child.philo [online]. 2021, vol.17, e62845.  Epub Dec 27, 2021. ISSN 1984-5987.  https://doi.org/10.12957/childphilo.2021.62845.

Este artigo objetiva propor um convite a olhar a infância que estamos produzindo a partir das práticas da Educação Especial, na articulação com as práticas da Educação Infantil, problematizando as tramas discursivas que se constituem nessa articulação, a partir dos olhares operados sobre a infância por professoras de Educação Especial de escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino. Tais discussões justificam-se a partir do desassossego de pensarmos como estamos produzindo a infância, a partir da política de ampliação da obrigatoriedade de frequência para os quatro anos de idade. O exercício analítico, inspirado na análise de discurso proposta por Michel Foucault, possibilitou-nos tensionar a produção de sujeitos, verdades e realidades nas “confissões” das professoras entrevistadas, em que destacamos dois modos de pensar e produzir a infância: a infância capturada, produzida via operacionalização das práticas de normalização pelas ações da Educação Especial, determinadas pela vontade de saber e vontade de poder sobre a infância; a infância como heterotopia, produzida como movimento potente de resistência e desnaturalização das práticas normalizadoras - uma infância pensada a partir de outros lugares, como um vir a ser infinito, múltiplo, não-nomeável, sempre indeterminado, como um convite ao pensamento: o que podemos no encontro com a(s) infância(s)?

Keywords : discurso; infância; educação especial; heterotopia..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )